H2U-Condomínios

Av. Alfredo da Silva, nº 32
Centro Comercial Alfredo da Silva, Loja 32
2830-302 BARRREIRO
telf: 211 911 525
geral@h2u-condominios.com

ASSISTÊNCIA

  24H  

914 417 250 

Preço das casas cai para o valor mais baixo de sempre

27-02-2013 08:54

"Crise no imobiliário é cada vez mais óbvia.

Nunca os bancos atribuíram um valor tão baixo às casas, em Portugal, segundo dados revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Há meses que os preços da habitação estão a cair, sendo que em Janeiro recuaram 1,1% em relação ao mês anterior. 
Actualmente, o valor que os bancos atribuem às casas é 5,2% mais baixo do que há um ano, o que dá sinais indisfarçáveis do agravamento da crise no sector imobiliário e na construção. 
Os dados compilados pelo INE mostram que o valor médio de cada metro quadrado foi de 1.008 euros nas avaliações bancárias realizadas em Janeiro, menos 1,1% que no mês anterior e menos 5,2% face a igual período do ano passado. 
Isto significa que para além das limitações que os bancos estão a estabelecer em relação aos montantes a emprestar - cerca de 70% ou 80% do valor total de uma habitação - os consumidores enfrentam ainda outro problema: o das casas estarem a ser avaliadas a um preço cada vez mais baixo. Por outras palavras: os bancos estão a querer disponibilizar cada vez montantes mais baixos nos empréstimos à habitação. Isto provoca um ciclo vicioso: as casas valem menos porque há menos procura, logo os bancos avaliam mais baixo, o que por sua vez dificulta a aquisição de casa o que pressiona mais os preços.
Em todas as regiões do país os preços caíram na comparação com Janeiro do ano passado, à excepção da Madeira, que viu os preços crescerem 2,7%. Açores (-8,6%) Centro (-6,6%) e Norte (-6,1%) foram as regiões mais penalizadas pelas instituições bancárias na hora de decidir qual o valor do empréstimo a conceder aos clientes.
Na comparação entre Dezembro de 2012 e Janeiro deste ano, as regiões da Madeira (+4,9%), dos Açores (+2%) e do Alentejo (+1,4%) conseguiram fugir à tendência negativa e registaram aumentos ligeiros nos preços das casas medidos pelas instituições bancárias.
Em contraciclo, Lisboa destacou-se no mês passado pela negativa, com o preço por metro quadrado a cair 14 euros em relação ao mês anterior. Na capital portuguesa, o metro quadrado dos imóveis vale 1.193 euros. Já no Porto o preço das casas desceu em 13 euros por metro quadrado, ou seja, de 964 para 951 euros. Um pouco mais a Sul, no Algarve, os preços das avaliações das casas escorregaram 23 euros por metro quadrado, fixando-se nos 1.268 euros.
Sem surpresas, em Lisboa, no Algarve e na Madeira o preço das casas é mais alto que nas restantes. Os dados compilados pelo INE mostram que no extremo oposto estão as regiões Norte e Centro, com valores bastante mais baixos que nas restantes regiões do País.
Segundo o mesmo inquérito de avaliação bancária, por tipologia, o valor médio de avaliação dos apartamentos diminuiu 0,9% em Janeiro, e face a Dezembro de 2012, para 1.037 euros/m2, tendo descido 5,2% face a período homólogo. Já o valor médio de avaliação bancária das moradias para o total do País situou-se em 960 euros/m2 no mês de Janeiro, o que representa uma descida de 5,1% face a Janeiro de 2012."

 

Fonte: Económico