H2U-Condomínios

Av. Alfredo da Silva, nº 32
Centro Comercial Alfredo da Silva, Loja 32
2830-302 BARRREIRO
telf: 211 911 525
geral@h2u-condominios.com

ASSISTÊNCIA

  24H  

914 417 250 

Prestações baixam em todos os créditos

30-05-2013 08:47

"As prestações do crédito à habitação vão voltar a descer. E, desta vez, todas as famílias que tiverem revisão do contrato no próximo mês sentirão a redução nos encargos com a casa, beneficiando da evolução negativa das Euribor. É o reflexo do novo corte de juros realizado pelo Banco Central Europeu no início de Maio.

As prestações do crédito à habitação vão voltar a descer. E, desta vez, todas as famílias que tiverem revisão do contrato no próximo mês sentirão a redução nos encargos com a casa, beneficiando da evolução negativa das Euribor. É o reflexo do novo corte de juros realizado pelo Banco Central Europeu no início de Maio. 

Depois da subida sentida na última revisão, quem tiver empréstimos à habitação indexados à taxa de mais curto prazo, a Euribor a 3 meses, vai voltar a ver o custo do crédito baixar. Os cálculos do Negócios mostram que, dada a descida do indexante, haverá uma redução de 0,31% nas prestações dos créditos com revisão em Junho.

Esta descida, justificada pela queda das taxas de juro de mercado após a nova revisão em baixa do preço do dinheiro na Zona Euro, de 0,75% para 0,50%, terá, no entanto, pouco impacto monetário. Num empréstimo de 100 mil euros a 30 anos, que tenha associado um "spread" de 0,7%, traduz-se numa redução de um euro na mensalidade.

A queda levará a prestação ao banco para os 317,11 euros, valor que, ainda assim, será superior ao que era pago antes do aumento registado na revisão anterior (de 0,45%). Mas fará com que os portugueses com este indexante sigam a tendência descendente dos contratos que têm por base a Euribor a 6 meses.

Os créditos que têm como indexante a taxa a 6 meses vão sentir a quarta descida consecutiva. A redução será, no entanto, menos expressiva do que as anteriores, dado o abrandamento no ritmo de queda dos juros de mercado. Na anterior revisão, a prestação caiu 8,23%. Nesta vai ficar apenas 0,85% mais baixa. Num crédito de 100 mil euros, a média da Euribor em Maio, levará a uma redução de 2,76 euros nos contratos revistos no próximo mês. A prestação a pagar em Julho será de 321,64 euros, abaixo dos actuais 324,40."

 

Fonte: Jornal de Negócios